O evento para apuramento da vencedora do concurso anual "Revelação de Vozes da Diáspora" nos Estados Unidos teve lugar na cidade de Pawtucket, ontem, dia 7, na sede da C.A.C.D. (Capeverdean Amercian Community Development), sendo a primeira vez que este certame é realizado no Estado de Rhode Island.
Neste e em todos os concursos, até então realizados, apenas tem participado vozes femininas o que revela a necessidade de mobilização da camada masculina.
Dos cinco anos consecutivos, esta é a quarta edição realizada nos E.U.A.. Foi no segundo ano que o certame passou a ser organizado nos E.U.A..
Promotores
Revelação de Vozes da Diáspora é promovida pela organização Fundação Infância Feliz (F.I.F.), coordenado, nos E.U.A., pelo cantor e activista comunitártio Vargas Monteiro e presidido pela ex-primeira dama de Cabo Verde, Adélcia Pires, mulher do ex-Presidente Pedro Pires.
Na lista de participantes, nesta finalissima, que são acompanhadas ao vivo por artistas veteranos locais, constam cinco concorrentes: Nueseline Goncalves (18 anos), Tonia Gracia (13), Shareen Monteiro (13) , Kassandra Teixeira (17) e Cristina Reis (17)
A vencedora irá participar na gala a 19 de Julho em Cabo Verde, na cidade da Praia.
Por regra, tanto nos corcursos regionais como na gala, os concorrentes cantam uma música cabo-verdiana e outra do pais de residência.
Descentralização do Concurso
Apesar de não constar qualquer concorrente residente no Estado de Rhode Island, alguns residentes e activistas comunitários de diferentes regiões, em diferentes redes sociais, parecem motivados e criaram certa expectativa à volta deste acontecimento.
Vargas Monteiro, promotor regional do concurso, revelou que recebeu críticas por parte de muitas pessoas e por isso decidiu descentralizar o evento para que não fosse organizado apenas numa cidade ou região e podesse contar com a participação e apoio doutras comunidades.
As anteriores edições tiveram lugar no Estado de Massachusetts, em Bridgwater, em Ideal Club, por duas vezes, e na cidade de Brockton em Emi Safary “Casa da Música”, uma vez.
NobidadeTV (adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário