Pesquisa/encontre neste blog...

Mulheres Artesãs da Brava

 Adelina Duarte (Lica) - UMA ARTESÃ DE MÃO CHEIA


Há muitos anos, antes de trabalhar como professora no ano letivo 1982/83 (seu primeiro ano de lecionação), Adelina Duarte trabalhava em costura, rendas  e bordados. 
Hoje, graças à sua grande experiência acomulada tem feito grandes trabalhos que o levaram a participar em várias exposições a nivel nacional e local. Além do mais, tem enviado para outros países, nomeadamente Estados Unidos da América.

Eis alguns dos muitos trabalhos feitos por esta conhecida artesã que, sempre nos seus tempos livres, procura aperfeiçoar o seu trabalho no domínio de corte e costura, rendas e bordados, bolsas de senhoras, porta-jóias, materiais de decoração, confeção de fitas de finalistas, etc.


Para aquisição dessas peças, pode-se entrar em contacto com a Adelina Duarte pelo email: adelicalopes8@gmail.com ou pelo telemóvel 9834976 ou através deste blog, deixando o seu pedido no espaço destinado a agenda e contacto, ou ainda no espaço de comentários no rodapé.











                                               












Trabalhos de maestria e talento pelas artesãs da Brava


Helena de Pina
Bela Batista de Barros


Helena de Pina, Adelina, Bela Batista de Barros são as mulheres protagonistas da criação de uma loja de artesanato a funcionar numa das salas do edifício onde funcionam a àguaBrava e o INPS, há cerca de dois meses. Um espaço cedido pela Câmara Municipal através do Pelouro da Cultura.
As mulheres artesãs da Brava fazem lindos trabalhos em rendas e bordados, corte e costura e até trabalhos de calçados, que nos deixam a todos admirados. Trabalhos feitos com muito esmero e dedicação, tudo manualmente. Verdadeiras obras de arte.

Bela conta que desde os 15 anos de idade que vem fazendo seus trabalhos de bordados e rendas.
Já a Helena frequentou aulas da Irmã Deolinda  e formação de corte e costura, rendas e bordados, em 2000, e a partir daí tem aprimorado seus trabalhos.
Depois da exposição ocorrida no mês de Outubro, aquando da comemoração do Dia da Cultura, juntaram-se e abriram o espaço onde decorre a exposição.

Elas estão muito confiantes e esperançosas de que seus trabalhos serão valorizados.
Lamentam o facto de lhes faltarem mecanismos de informação e propaganda de seus trabalhos, particularmente no ramo do turismo, que possam atrair os turistas que visitam a Brava.

Os trabalhos produzidos são de boa qualidade, obra de artesanato especializado.

Confira, visitando o espaço ou entrando em contato com as mulheres artesãs da Brava através dos contactos: 983 92 58 ou 596 97 53.

SS





Por falarem talentos um pouco pela Brava, uma mulher da localidade de Cachaço consegue passar seus tempos livres confecionando cestos e vários outros utensílios a arame.







Em comemoração ao Dia da Cultura, 18 de Outubro, foram momentos de exposição de vários trabalhos de artesanato. Pessoas vindas de outras ilhas também aproveitaram o momento cultural para exporem seus trabalhos artesanais na zona centro histórico de Nova Sintra. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...