www.e-scola.edu.gov.cv é o portal de conteúdos multimédia, lançado esta tarde na Cidade da Praia numa iniciática conjunta do MESCI (Ministério do ensino superior, Ciência e Inovação) e do MED (Ministério da Educação e Desporto).
Segundo o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o portal e-scola, além de ser uma inovação nos métodos de ensino, é mais um esforço do Governo de criar a equidade no acesso igualitário ao material educativo de qualidade.
Trata-se de um portal que visa promover o auto-estudo e estimular a aprendizagem das tecnologias , mas segundo António Correia e Silva é um portal transversal e que traz inovação dos métodos de aprendizagem.
Correia e Silva frisa que a ambição deste portal está reservada aos professores que devem “ver este portal como um instrumento complementar , onde eles possam produzir conteúdos e serem avaliados pela qualidade do material que produzem”.
A Ministra da Educação e Desporto, no seu discurso salientou que este portal vem solidificar as acções que o Governo tem em curso no âmbito do programa “Mundu Novu”, dando como exemplos claros, as cerca de 32 mil crianças que já têm acesso às tecnologias informacionais nas suas escolas e os 1642 professores que já receberam formação em Intel e manipulação do computador no ambiente pedagógico, para alem da existência de laboratórios em todas as ilhas do país.
Segundo aquela Governante, o portal e-scola vai permitir o acesso a conhecimentos em tempo útil, mas também permitir imputs à própria reforma em curso.
O e-scola fornece ferramentas multimédia com texto, gráficos, som, animação e vídeo, que permitem aos professores e outros agentes educativos, a exploração do potencial das tecnologias na educação, além do fomento do Ensino Interactivo baseado nas TIC, nas salas de aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário