Governo anuncia novo estudo no próximo mês de julho
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Com as eleições legislativas de 2001, o PAICV assumiu o Governo e anunciou graves rregularidades e ilegalidades, através do relatório de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, indicando alguns elementos: não foi encontrado nenhum documento sobre a sua construção.
No entanto, sabe-se que a construção da aerogare, em 1994, custou 14.700.000 escudos cabo-verdianos.
Logo após a suspensão de voos pelos TACV em 1998, de acordo com o relatório, procedeu-se à reabilitação da pista, entre 98 e 99, um investimento que custou ao erário público mais de 22 mil contos. Mesmo com esses investimentos feitos, o aeródromo nunca mais recebeu voos.
Vários anos decorridos, o assunto tem sido sempre uma bandeira de campanha política dos dois maiores partidos políticos.
Em Fevereiro de 2014, o então Ministério da Defesa anunciava a recuperação do aeródromo. E nessa mesma altura, uma empresa portuguesa esteve na Ilha para estudos preliminares sobre a melhor localização de um aeródromo, já que a Esparadinha apresenta problemas.
Esperadinha foi uma das possibilidades avançadas pela equipa portuguesa, mas tem constrangimentos: tem rochas e ventos cruzados. Palhal foi outra possibilidade, mas não tem o comprimento exigido para os ATR que são mil e quatrocentos metros e só apresenta novecentos metros. Favatal, de acordo com os especialistas, reúne melhores possibilidades: o vento predominante é de Nordeste e tem mil e cem metros naturais, mas com possibilidade de aumento de mais cem a duzentos metros.
Decorridos três anos, agora em 2017, o novo Governo anuncia para o mês de julho um novo estudo para a zona de Favatal.
Decorridos três anos, agora em 2017, o novo Governo anuncia para o mês de julho um novo estudo para a zona de Favatal.
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