Faleceu nos EUA Luisa Medina de Vasconcelos, mais conhecida por“Menina Lulu”. A morte dela aos 83 anos deixa de luto não só o mundo da morna como também o mundo da música. Filha do famoso guitarrista e compositor bravense José Medina, conterrâneo e correligionário do ilustre Poeta Eugénio Tavares, desde muito cedo mostrou o gosto por cantar e, já em tenra idade, era escolhida para cantar com o pai e os irmãos em festas e serões da Vila, para depois pertencer ao canto coral da Igreja Católica da Ilha Brava .
As suas principais influências, para além do seu pai, foram também Eugénio Tavares e outros músicos da Ilha Brava e ninguem como ela soube interpretar e divulgar a voz da alma Bravense.
Ela foi uma figura incontornável e uma das primeiras mulheres a ser ouvida cantar em Cabo Verde. Cantora lírica que imprimiu uma expressão única à morna bravense com a sua voz levada a todos os cantos do mundo, pois só na Ilha Brava existiu esta forma de cantar a morna de forma apaixonada, emotiva, romântica e sentimental.
Foi uma missionária católica que dedicou toda sua vida aos pobres, pois muito cedo descobriu sua vocação religiosa. Nunca se interessou pela comercialização e gravação dos seus trabalhos musicais, tendo, contudo, feito várias audições para a radio nacional em Cabo verde acompanhada de guitarristas e músicos reconhecidos como Henrique Oliveira , Renato Cardoso e outros .
A casa da Morna sediada na Ilha Brava , instituição dedicada à preservação da Morna, por vontade testamentária da cantora, vai fazer com que o nome dela perdure e seja mais conhecida pelas gerações vindouras atraves da gravação discográfica e divulgação das suas obras existentes.
Texto e foto: Daniel Gomes Miranda
Fonte: Bravanews
Nota da redação:
Ao que Brada Maria apurou, conforme a vontade da cantora, o ato fúnebre ocorrer-se-á na Ilha Brava. O corpo deve chegar na segunda feira, dia 10, à terra que o viu nascer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário