O Estado de Washington vai ser palco da primeira edição de festival de cinema americano-cabo-verdiano que acontece este fim de semana ( hoje, sexta-feira, 23, e amanhã, sábado, 24).
O evento, que vai ter como anfitriões os actores afro-americanos Tim Reid, Michael Beach e Kelly Perine, pretende dar a conhecer os melhores filmes e documentários de cinema cabo-verdiano e da diáspora. Além de divulgar aquilo que se faz em termos de audiovisual de e sobre Cabo Verde, e debater as produções de natureza étnica. (Ver Vídeo)
“A necessidade de fazer este festival é porque nos Estados Unidos se perguntar a 10 pessoas se já ouviram falar de Cabo Verde, 95 por cento dirão que nunca. Daí a necessidade de dar a conhecer este arquipélago", afirma Rashad.
Garantiu ainda que o festival quer ser um fórum de reunião dos “fazedores da sétima arte”, com espaço para show cases e workshops e, ainda, um seminário sobre a participação da mulher africana na produção cinematográfica. Durante o festival vão ser exibido não só filmes nacionais, mas também vai estar aberto à participação de trabalhos da África Ocidental e do Brasil.
Durante dois dias, vão ser exibidos mais de 200 filmes e documentários de cineastas cabo-verdianos e descentes além de apresentação do grupo musical Mendes Brothers e da ativista social Nuala Cabral, que também são destaque neste festival.
O anfitrião do festival, o ator de Hollywood Tim Reid, já foi nomeado para um Emmy, juntamente com os colegas de profissão Michael Beach e Kelly Perine, a que se juntam a esta gala que acontece na capital dos EUA.
A Nação
Nenhum comentário:
Postar um comentário