A Orquestra Nacional de Cabo Verde fez, ontem, a sua estreia, com o auditório da Assembleia Nacional quase cheio. O Ministro Mário Lúcio Sousa diz que o que se pode esperar da dita orquestra é música.
A ONCV é formada por músicos cabo-verdianos, portugueses e luxemburgueses, regidos por David Lloyd, maestro e director artístico da Orquestra Clássica do Centro (OCC), com sede em Coimbra (Portugal), Carlos Matos, da Conservatória Roterdão (Holanda), e Casimiro Tavares, da Banda Militar de Cabo Verde.
Com o auditório da Assembleia Nacional quase cheio, o público aplaudiu várias vezes o desempenho da orquestra. No fim, saiu mais do que satisfeito depois de ouvir vários temas.
O concerto aconteceu por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural, celebrado a 21 de Maio, e ouviram-se músicas do cabo-verdiano Vasco Martins, o clássico “Sodade”, entre outras do cancioneiro geral de Cabo Verde.
Esse é um projecto que terá como base principal a formação a e educação musical. A estreia da ONCV teve em palco músicos cabo-verdianos conceituados e destacados intérpretes Bau, Voginha e Humbertona.
A estreia da ONCV aconteceu pouco depois da apresentação do Cabo Verde Ballet. O ministro Mário Lúcio Sousa diz que o que está a acontecer não é algo “inventado”, pois, está a seguir um programa que já existia.
A Nação
Nenhum comentário:
Postar um comentário