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Aulas de violão

Aulas de violão


  • História do violão;
  • Partes constituintes do violão
  • As notas musicais, as cordas e as notas correspondentes;
  • Sistema de cigragem: noções.

História do violão

- Instrumento que teve origem no final do século XV e originário de dois instrumentos: o alaúde e a vihuela (instrumentos de corda muito utilizados na época, por toda a Europa).
- A atual forma de guitarra, conhecido por violão, foi determinada em meados do século XIX, cujo nome original é guitarra espanhola ou guitarra clássica.

- Chama-se violão a guitarra acústica. A guitarra é comumente designada de guitarra eléctrica.






Vihuela

O alaúde





Partes constituintes do violão






Legenda: 

1.       tampo
2.       rastilho
3.       cavalete
4.       boca
5.       braço ou pescoço
6.       traste
7.       casa
8.       pestana
9.       tarrachas ou carrilhões
10.   cabeça ou mão
11.   fundo
12.   corpo ou caixa de ressonância
13.   trônculo


As notas musicais, as cordas e as notas correspondentes;

As notas musicais são sete: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. 
As cordas do violão contam-se de baixo para cima e estão assim definidas: 

As primas

Os bordões

1ª corda – mi
2ª corda – si
3ª corda – sol
4ª corda – ré
5ª corda – lá
6ª corda – mi


Sistema de cifragem (as cifras)


O sistema de cifras é uma simbologia universal utilizada para representar as notas e os acordes. 
Neste sistema o nome das sete notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) é associado às sete primeiras letras do alfabeto, como se apresentam, arespetivamente: C - D - E - F - G - A - B.

Resumindo: 








As cordas do violão, como apresentamos acima, cifradas ficam: 



Concluindo: Para as notas naturais, as cifras correspondem às primeiras sete letras do alfabeto maísculas. 
Mas, as notas sofrem os chamados acidentes ou alterações, consoante se posicionam numa determinada escala. É o caso de sustenidos e bemóis, acordes maiores e menores, as dissonantes. 

Assim, à letra pode-se juntar um número, uma letra minúscula, etc. 

Por exemplo: 

A - Lá maior; Am - Lá menor; A7 - Lá com sétima; Ab - Lá bemol; A# - Lá sustenido; C6 - Dó com sexta; E9 - Mi com nona; G#m - Sol sustenido menor; Baum7 - Si aumentado com sétima; Ddim7 - Ré diminuta com sétima, etc. 

Como é sabido, as notas musicais são sete: C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá) e B (si). 
A distância entre as notas dá-se o nome de intervalo. Um intervalo entre as notas podem ser tom ou semitom.

À sucessão de 8 sons conjuntos, composto por 5 tons e 2 semitons dámos o nome de escala diatónica. 

Observemos as teclas de um piano: 


São notas naturais as notas C,D,E,F,G,A,B por não possuírem acidentes. Ou seja, não são nem sustenidos (#) e nem bemóis (b). No piano, elas constituem as teclas brancas. Logo, as teclas pretas correspondem às notas com acidentes, ou seja, dó# ou ré b, ré# ou mi b, fá# ou sol b, sol# ou lá b, lá# ou si b.

Pode-se observar que nas teclas do piano que entre  e há uma tecla preta que corresponde a dó# ou ré b. O mesmo se verifica entre mi, entre e sol, entre sol e  e entre  e si

O mesmo não se verifica entre mi e  e entre si e . Ou seja, entre essas notas não há tecla preta. 

A menor distância entre as notas chama-se semitom. Então, entre  e  a distância é de 1 tom. Mas entre mi e  a distância é de semitom (meiotom). 


Recordando o conceito de escala e tomando como referência a escala de dó, constituída só por notas naturais (C, D, E, F, G, A e B) e com a repetição da primeira nota, temos 5 tons e 2 semitons, nesta sequência TTstTTTst, sendo T, tom, e st, semitom. 

Como base nesta regra, forma-se as outras escalas.

Cada nota numa escala diatónica recebe o nome de grau, como se pode ver no exemplo abaixo:


Conheça a tabela das 12 escalas diatónicas


EscalaMaior.png






Tabela de Campos Harmônicos Maiores

Fórmula I M II m III m IV M V M VI m VII m(5b)

Tom C - Am C Dm Em F G Am Bm(5b)
Tom C# - A#m C# D#m Fm F# G# A#m Cm(5b)
Tom D - Bm D Em F#m G A Bm C#m(5b)
Tom D# - Cm D# Fm Gm G# A# Cm Dm(5b)
Tom E - C#m E F#m G#m A B C#m D#m(5b)
Tom F - Dm F Gm Am A# C Dm Em(5b)
Tom F# - D#m F# G#m A#m B C# D#m Fm(5b)
Tom G - Em G Am Bm C D Em F#m(5b)
Tom G# - Fm G# A#m Cm C# D# Fm Gm(5b)
Tom A - F#m A Bm C#m D E F#m G#m(5b)
Tom A# - Gm A# Cm Dm D# F Gm Am(5b)
Tom B - G#m B C#m D#m E F# G#m A#m(5b)




2 comentários:

  1. Muito obrigada Sam pelo seu trabalho de traduzir em português as cifras etc, ccontinuação de sucesso

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    1. Agradeço o teu comentário. Pode crer que faremos tudo para tornar este blog um grande espaço de partiha de conhecimentos. As aulas de música são uma grande necessidade para elevar o nosso performance musical na Ilha... Se as coisas continuarem como estão, perderemos o rumo de que sempre nos orgulhamos no passado - de uma ilha culturalmente rica e musicalmente dotada de valores artísticos...

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