A Delegada Substituta, Cezinalda Martins, não quis adiantar grandes pormenores sobre as previsões do ano agrícola, alegando não dispor de dados oficiais.
Cidade de Nova Sintra – Ilha Brava – 24 de Outubro de 2016 - Estando na última década de Outubro, o ano agrícola parece comprometido se as chuvas não caírem neste mês.
Contactada, a Delegada Substituta do Ministério da Agricultura e Ambiente, Cezinalda Martins não quis adiantar grandes promenores sobre as previsões do ano agrícola, alegando não dispor de dados oficiais.
Contudo, adiantou-nos que nalgumas zonas húmidas como o Mato, ainda a situação é boa, estando os feijões na fase de floração, ramificação e formação de vagens, e o milho na fase de formação de espigas. Porém, nas outras localidades há pouca humidade pela falta das chuvas durante o mês de Outubro.
José Gomes, um agricultor da localidade de Nossa Senhora do Monte disse que apesar das esperanças, a realidade é que o ano agrícola não se afigura bom, na medida em que já lá vão muitos dias sem chuva.
Seja como for, segundo os agricultores, a falta das chuvas nesta fase em que se inicia a formação de vagens no feijões e de espigas nos milhos pode comprometer a faina agrícola deste ano.
No entanto, como é da tradição, a população está a aproveitar das vagens verdes dos feijões para a preparação das refeições, o conhecido "fabinha picado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário