Pesquisa/encontre neste blog...

Praça Eugénio Tavares: Breve historial

Características da Praça Eugénio Tavares
Os elementos mais marcantes da Praça Eugénio Tavares são o lay-out geométrico do espaço em quatro quadrantes ou quartos de laranja, os canteiros com flores de diversas espécies e a calçada portuguesa evocando vários motivos e desenhos, alguns dos quais bastante ornamentados.
O centro da Praça é marcado por um Coreto. Um outro elemento da Praça é uma esplanada que foi erguida nos anos 1960/70, em substituição do antigo quiosque em madeira e ferro fundido que outrora agraçou a Praça.

Destaca-se ainda uma maqueta da Ilha fabricado em cimento com todos os relevos e os pontos principais da Ilha.
É, ainda, de se referir um busto do Poeta "Eugénio Tavares" que em 2002 foi erguida pela Associação "Amidjabraba" composta por emigrantes bravenses radicados nos EUA.
História da Praça Eugénio Tavares
Segundo dados encontrados sobre a gênese da Praça, a mesma foi construída nos anos 1910-1915, durante o mandato do Dr. Joaquim Faria, médico que também foi o Presidente da Câmara do Concelho nessa época.
Quanto à origem ou data de concepção da Praça, especula-se que o conceito original teria datado da época do Governador-Geral Fontes Pereira de Mello que fez da Brava a sede "de facto" do governo do arquipélago de 1839-1855.
A pare das coloridas flores, a calçada portuguesa é sem dúvida o elemento mais marcante da Praça Eugénio Tavares.
Afim de destacar os desenhos e os motivos aquando da restauração/renovação da Praça, serão utilizadas pedras basálticas pretas de Santiago, especialmente da zona de Cidade Velha, e pedras calcárias brancas da ilha do Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...