
Em conversa com alguns músicos no âmbito do Dia Mundial da Voz que se comemora a 16 de Abril, a Inforpress soube que todos estão cientes da importância que a mesma tem nas suas carreiras.
O músico da ilha do Sal Antero Simas afirmou que apesar de “nunca” ter-se sentido um intérprete, utiliza a voz para executar, “de vez em quando”, as suas composições, confessando que apesar de não conhecer muito os cuidados que se deve ter, tenta fazer o “possível” para a manter “em forma”.
“Devemos ter uma boa saúde, principalmente respiratória, para que a respiração não nos prejudique no nosso trabalho”, considerou.
Por sua vez, o músico maiense Tibau Tavares defendeu que os artistas devem proteger a voz e ter uma educação musical, já que a utilizam muito, sustentando que por ser o que os “dá o pão de cada dia” e um instrumento de trabalho, “tudo deve ser feito para a preservar.
“Os cuidados que tenho, primeiramente não fumo, faço muitos exercícios de voz, tenho sempre cuidado quanto aos lugares que frequento, não fico muito tempo sem dormir e durmo muito para descansar a voz, porque ela é o meu instrumento de trabalho”, indicou, por sua vez, a artista cabo-verdiana Maria de Barros, que reside nos Estados Unidos de América (EUA).
Alinhando pelo mesmo diapasão, o músico português, filho de pais cabo-verdianos, Olavo Bilac, conhecido pela sua voz rouca e suave, declarou que o descanso “é fundamental” e que é a “maior defesa para a voz”, assim como “não dormir muito tarde”.
O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003, com o objectivo de dar visibilidade à voz, o principal meio de comunicação do ser humano.
Especialistas alertam que, com excepção dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, as pessoas no seu dia-a-dia “dificilmente se lembram” de cuidar da voz e esquecem do poder que ela tem em uma comunicação verbal clara e eficiente e também na transmissão de emoções e do estado de humor.
Substâncias como cigarros e drogas, pastilhas elásticas, receitas caseiras para melhorar problemas vocais, ingerir alimentos de difícil digestão, beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas são apontadas como “muito prejudiciais” à voz.
Muzika
Nenhum comentário:
Postar um comentário