Pesquisa/encontre neste blog...

Festa de Santa Cruz, celebrada na Brava



Culinha de Cruz ganha espaço novo

Festa religiosa que se cruza com a tradição africana ao som do tambor



Desde de 01 de Maio que começou a ser festejada, na Brava, a Festa de Santa Cruz, ou Culinha. Todos os anos de 1 a 5 de Maio, um pouco por toda a ilha, festeja-se. 

A festa de Santa Cruz é realizada nos arredores e centro de Nova Sintra e na aldeia piscatória de Tantum. É na Freguesia de São João Baptista, na Cidade de Nova Sintra, no entanto, que ela é mais rija. O dia da festa Santa Cruz é 03 de Maio,  dia conhecido em Cabo Verde, como sendo o de libertação de escravos, mas ascfestividade começam dois dias antes.
Na ante véspera e véspera finca-se o pilão, para preparar o milho para o xerém e a farinha para o cuscuz. Na véspera arrumam-se as "bandejas" que contém as oferendas das pessoas: frutas, pão, bolos, bebidas, milho, enfim tudo.
No dia da festa, essas bandejas todas enfeitadas com cardeais, flor, típica da Brava, são levadas a cabeça, acompanhadas de tambor.

Num desfile animado, dirigem-se a um lugar que se chama Cutelo dos Mosteiros onde vão "vestir" o Mastro. Este fica sob a vigilância de um guarda até à hora de "dar o bote", isto é, o momento em que as pessoas em grande e alegre algazarra tentam tirar as coisas que estão no Mastro que é protegido pelo guarda. Numa luta divertida, mas desigual, o mastro acaba por ficar nú, o que significa que a festa acabou. No entanto, antes disso isso e após terem vestido o mastro, de manhã, as pessoas voltam a casa do festeiro onde lhes é servido um cocktail. A seguir realizam-se a missa e a procissão, únicos elementos religiosos dessa festa. Toda a gente dirige-se ao sitio onde se colocou o mastro e dança-se a "Colinha", ao ritmo de tambores e ao som das "manidjas" cantigas desgarradas, improvisadas pelas coladeiras. Mulheres e homens dançam a "Colinha".
Formam-se aos pares e vão dando "umbigada", cantando: 

Colinha, Colinha sabe
Na ponta de Figuerinha
Colá barriga
Colá Coxa.

Regressam em cortejo à casa de festa onde é servido um almoço, cujos pratos de base são: Canja de galinha, xerém e guisado.
Depois do almoço, as pessoas dirigem-se a Cruz de Frade onde lhes são servidas ainda canja, grogue e café. Ao cair da tarde, depois de se ter 'dado o bote", a pessoa que quer ficar como juiz da festa do próximo ano toma a bandeira pela mão e em casa recebe os convidados. Os cavalos que sempre acompanham a festa dançando, entram em casa, para, na sala, os cavaleiros exibirem a perícia do seu cavalo dançador.
É uma festa realmente popular e muito divertida que tem ganho cada dia maior expressão. Ela dá inicio a uma série de festas igualmente divertidas e animadas.
No dia 5 de Maio, a festa de Stª Cruz é realizada no sítio da Fontainha, o ponto mais alto da ilha, com menos brilho, é certo, mas não menos animado.
Regressam em cortejo à casa de festa onde é servido um almoço, cujos pratos de base são: Canja de galinha, xerém e guisado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...