Desde os tempos remotos, assim como todos os outros cabo-verdianos, as pessoas de Brava mostraram uma inclinação acentuada em relação à cultura e expressou isso de uma maneira tradicional. Uma série de tradições únicas, como a festa de S.Jodo Baptista , comemorado no dia 24 de Junho, é um bom exemplo de preservação da cultura da Brava em que a Igreja Católica tem um papel importante na manutenção de todas as suas características originais. Os visitantes vêm de todas as ilhas para participar nas festividades, a fim de venerar o Santo Padroeiro, cumprir as promessas e celebrar São João, que também é dia do Município da Brava. Emigrantes também aproveitam a oportunidade para ' se encontrar com amigos e visitar os seus parentes e a pátria. Três ou quatro dias antes da celebração do dia, os preparativos começam com a cena tradicional de "pilon". Na primeira cena, uma mulher bate o milho.
Depois, uma outra e, finalmente, uma terceira e às vezes até mesmo uma quarta pessoa juntar-se com o seu " pau de pilon " para ritmicamente bater o milho. Alguém vai começar em alta frequência uma cantiga de São João para acompanhar a batida rítmica e que aplaudem as mãos . Normalmente, grandes paus são usados para bater o milho. Então o trabalho começa no " pilagem ", que consiste em preparar o milho para o" xerém ' ser servido antes e durante a celebração do dia. O patrocinador se encarrega do custo da festat. Por esta razão , o " pilon " tem lugar no seu quintal ou em um local previamente escolhido por ele mesmo. As razões deste patrocínio são as promessas, disponibilidade para colaborar em todas as oportunidades , demonstração de poder financeiro, etc . Cada patrocinador faz um grande esforço para fazer melhor do que o seu antecessor.
Depois, uma outra e, finalmente, uma terceira e às vezes até mesmo uma quarta pessoa juntar-se com o seu " pau de pilon " para ritmicamente bater o milho. Alguém vai começar em alta frequência uma cantiga de São João para acompanhar a batida rítmica e que aplaudem as mãos . Normalmente, grandes paus são usados para bater o milho. Então o trabalho começa no " pilagem ", que consiste em preparar o milho para o" xerém ' ser servido antes e durante a celebração do dia. O patrocinador se encarrega do custo da festat. Por esta razão , o " pilon " tem lugar no seu quintal ou em um local previamente escolhido por ele mesmo. As razões deste patrocínio são as promessas, disponibilidade para colaborar em todas as oportunidades , demonstração de poder financeiro, etc . Cada patrocinador faz um grande esforço para fazer melhor do que o seu antecessor.
O patrocinador ou o festeiro, como é comumente chamado, " veste " o " mastro " de " Cutelo Grande ' , colocando nele pães , bolos, molhos de bananas , cocos , garrafas de bebida, presentes , etc, . Esta preparação leva alguns dias. É mantido por três homens até a tarde do dia de S. Jodo para evitar que as crianças tirem do " mastro " os produtos ali expostos, antes da celebração. Folhas e paus são amarradas à estrutura e tudo é preparado para elevar o ' mastro ' na manhã seguinte. Na hora de "arrematar o mastro" as linhas de apoio do "mastro" são cortados e vem abaixo até ao chão . Crianças e pessoas no geral correm para recolher os alimentos, o quanto puderem, para levar para a casa. Havia antigamente " mastro ", especialmente preparada para entreter as crianças . Vários tipos de bolos , bananas , manga, coco , pães e iguarias dos Estados Unidos foram colocados sobre ele. eles olham para a frente para subir o ' mastro ' para tirar tudo o que podem. ao fazê-lo.
AS PROMESSAS PARA SÃO JOÃO
Outra característica importante do culto deste santo é a fogueira de S.João que consiste em queimar algumas lenhas e outros materiais combustíveis. Todos devem " saltar " sobre a fogueira três vezes e , em seguida, pedem ao santo o que eles precisam , de acordo com a tradição . Os idosos foram capazes de conservar cinzas restantes da S.João até o dia seguinte . Se as cinzas forem úmidas , isso seria um sinal de uma colheita abundante , se não, a cultura seria pobre . Com efeito, eles pegam um pouco de cinza, a partir do qual eles fazem uma cruz e pedem a S. João que haja uma boa colheita .
As mulheres também são capazes de prever a sorte , colocando um ovo em um copo de água . Várias formas aparecem . Cada um deles tem um significado especial. Se a forma é de navio é um símbolo de emigração e de igreja é um sinal de casamento.
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