“Granta” lança concurso para jovens escritores lusófonos
A revista literária "Granta" lança a 1 de Fevereiro um concurso internacional dos Melhores Escritores Jovens de Língua Portuguesa. Os trabalhos devem ser enviados até 31 de Julho deste e os seleccionados serão publicado no 5º número da "Granta", a publicar em Maio de 2015.
De acordo com a FNAC.PT, a Granta é uma revista literária de publicação semestral, dirigida por Carlos Vaz Marques. Não é uma revista de actualidade, nem jornalística. Os textos que a compõem têm valor pela sua qualidade literária, independentemente do género – ficção, ensaio, reportagem ou outro. A importância dada à escrita, à sua forma, é maior do que a que habitualmente se dá num jornal. Haverá ainda textos inéditos de autores que já morreram, bem como ensaios fotográficos. E haverá espaço para se publicarem pessoas com talento e que ainda não tenham sido publicadas: a Granta britânica desempenha desde sempre este papel de revelar novos autores; a Granta portuguesa iniciará este trabalho em Portugal.
Podem inscrever-se escritores com menos de 40 anos - à data da publicação - de todos os países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
Os textos a concurso - conto ou excerto de romance - devem ter entre 10 mil e 50 mil caracteres e deverão permanecer inéditos até Maio de 2015. O júri, presidido pelo director da "Granta", é composto por cinco elementos e os textos seleccionados serão publicados na edição especial da "Granta" intitulada "Os Melhores Jovens Escritores de Língua Portuguesa".
O director do Granta, Carlos Vaz Marques, explica que "o único critério de escolha do concurso é a qualidade literária. Este número especial vai sair em Maio de 2015 e estamos a tentar que saia, em simultâneo, também em inglês, com os textos dos autores escolhidos já traduzidos".
Publicada pelas Edições tinta-da-china, desde 2013, a edição portuguesa é considerada o caso de maior êxito entre as edições internacionais da "Granta". Com 1500 assinantes e quase 25 mil fãs no Facebook, a tiragem da revista literária foi de 8 mil no primeiro número e 6 mil no segundo.
A revista, que originalmente é inglesa, publica de dez em dez anos um número especial dedicado aos “twenty under forty” já é um marco e ajudou a projectar autores como Julian Barnes, Martins Amis e Kazuo Ishiguro. “A nossa ambição é fazermos o mesmo para a língua portuguesa", pontua o director da revista "Granta".
Uma boa oportunidade para os jovens autores caboverdeanos. Nada mais justo tentar. Não se sabe da sua sorte.
Uma boa oportunidade para os jovens autores caboverdeanos. Nada mais justo tentar. Não se sabe da sua sorte.
A candidatura pode ser feita pelo autor, por uma editora ou por um agente literário.
As inscrições terão de ser feitas por via postal, com envio do material impresso para o seguinte endereço:
GRANTA: OS MELHORES JOVENS ESCRITORES
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rua Francisco Ferrer, 6-A
1500-461 Lisboa
Portugal
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Cópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou outro documento de valor legal que comprove a data de nascimento e a nacionalidade.
Currículo, que não deve ultrapassar uma página impressa, com endereço completo, número de telefone e endereço electrónico.
Cópia assinada do documento de inscrição, disponível no sítio:granta.tintadachina.pt
MATERIAL PARA INSCRIÇÃO
Texto literário inédito (conto ou excerto de romance), que não deve ex¬ceder 50 mil caracteres nem poderá ter menos de 10 mil caracteres.
O texto não pode ter sido publicado anteriormente por nenhum meio, seja impresso ou electrónico.
O texto deverá permanecer inédito até à publicação da edição com os autores seleccionados, em Maio de 2015.
Não serão aceites ensaios, textos dramatúrgicos ou poesia.
Além do texto inédito, o autor também poderá enviar material comple¬mentar: livros de sua autoria, publicados ou inéditos; textos de ficção publicados em antologias, jornais, revistas ou meios electrónicos.
O concorrente deve enviar seis cópias dos materiais a submeter para apreciação.
Depois de enviado o material, o autor não poderá fazer qualquer tipo de acrescento ou revisão ao texto já entregue.
Será aceite apenas um volume (envelope ou pacote) por autor.
PROCESSO DE SELECÇÃO
Para a selecção final, serão avaliados os contos ou excertos de romances inéditos enviados pelos autores.
O material complementar enviado pelo autor poderá servir como informação adicional mas não será o critério central a avaliar para publicação.
Os textos seleccionados serão publicados na edição especial da Granta intitulada Os Melhores Jovens Escritores de Língua Portuguesa.
A comissão de leitura será composta por cinco elementos e presidida pelo director da Granta.
A Granta será a detentora dos direitos de reprodução dos textos seleccio¬nados tanto para a edição de língua portuguesa como para uma eventual edição em língua inglesa.
Fonte: fnac.pt, a semana online, daivarela.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário