Pesquisa/encontre neste blog...

Tcheka inicia digressão por palcos franceses e suíços


O músico cabo-verdiano Tcheka inicia, domingo (21), uma série de 10 espectáculos divididos entre França e Suíça, no âmbito da sua digressão anual por Europa.

O artista tem agendado nove espectáculos em França e um na Suíça, sendo o último desta tournée “Só entre nós”, marcado para 04 de Outubro em “La Bastide”, na região de Berzorgues, França. Na Suíça, Tcheca actua a 01 de Outubro, em “Le Chat Noir”, na região de Carouge.



Tckeka regressa, assim, ao um país que o consagrou em 2005 ao ser galardoado com prémio “RFI- Musicas do Mundo” com o seu disco "Nu Monda".

De seu nome Manuel Lopes Andrade, Tcheka, é autor, compositor e intérprete de toda a sua obra, que remonta ao ano de 2000. Editou o seu primeiro álbum “Argui!” em 2003, trabalho que o consagrou pelo renascer do batuque.

Filho do violinista Nho Raul Andrade, cuja casa era uma verdadeira escola de música em Ribeira da Barca, ilha de Santiago, Tcheka começou na música aos nove anos e nunca mais parou.

Desde pequeno, animava bailes e festas com o pai e os irmãos, tocando mornas e coladeiras, mas, a partir dos 16 anos, começou a se interessar pela música tradicional de Santiago, o batuque em particular.

Mais tarde, a residir na Praia, o artista ampliou os seus horizontes musicais até encontrar o seu caminho: a reelaboração do batuque, numa encruzilhada de influências que vão dos “blues” à música popular brasileira, passando pela música africana contemporânea.


SAPO c\ Inforpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...