Pesquisa/encontre neste blog...

Raúl de Pina - um século de música!


Compositor , cantor e violinista Raul De Pina, conhecido principalmente por sua longevidade em sua carreira artística, é natural da Brava, Cabo Verde, e produziu um século de música dos tempos de Eugénio Tavares.

Raul De Pina pode ter deixado várias composições de sua longa vida artística, mas o que tornou-se mais amplamente reconhecido é uma morna intitulada "Nossa Senhora do Monte", que ele co-escreveu em parceria com António José da Rosa, um advogado também nativo da Brava.

Raul De Pina viveu na Praia, Cabo Verde, por cerca de 35 anos e foi convidado para animar uma festa no Fogo, onde tocou durante 13 noites consecutivas e, como resultado, permaneceu na ilha por cerca de cinco anos.
Nos anos noventa, ele participou na Expo de Sevilha e do festival Smithsonian, nos Estados Unidos dedicada a Cabo Verde. Além de ser um músico, Raul De Pina era um artesão habilidoso e ainda criança , fabricou seu primeiro instrumento com uma lata .

Morreu aos 103 anos. Bem vividos. Viveu sua música intensamente. Amou muito, as mulheres sobretudo. Deixa 29 filhos vivos, de um total de 38 descendentes. Muitos netos, bisnetos… era, por isso, um homem riquíssimo, em termos de humanidade. 

Uma frase que ficou na memória: “E’m tem passadu tcheu sabi, e’m tem rido tcheu, mas, mas tcheu e’m tem tchoradu."  registado no seu álbum discográfico Maday, gravado em Cabo Verde.



Morreu aos 103 anos.

3 comentários:

  1. Muto obrigado Samuel. Continua ta traze-nu diversidade di noss Cultura di Djabraba.
    E sem duvida qui Nho Raul e bem merecido - apesar di se musica ele era mestre di fazeba anel di "costa di tartaruga". Se bolso ta staba sempre cu anel.
    Maioria di anel di Nho Raul era recumendado pa djentis di Merca. Meste traze ANEL di Nho Raul pa frenti.
    Mas um bes, obrigado e continua...
    Betinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por usar o meu foto do Nhô Raúl, que tirei 1 de Maio 2002, no Fesquintal do Jazz na Praia (5al da Música). Ele tocou com Pailino Vieira, Mestre Alves, e Malaquias. Foi uma noit memorável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Olavo, bom saber que a autoria da foto é de um leitor deste blog. Agradeço a sua aceitação da foto utilizada que, segundo você, foi tirada no 5tal da Música... Grato por proporcionar-me este conhecimento e por ter participado da vida desse ilustre da Brava.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...