Pesquisa/encontre neste blog...

Brava - Capital da Cultura: Os promotores da cultura bravense

Todos podemos e devemos ser promotores da cultura. Porém, há alguns que, devido a dotes especiais, estão mais capacitados para o serem. Através da nossa história tivemos vários promotores da cultura de quem muito nos orgulhamos e a quem estamos imensamente agradecidos. Eles foram as chamas que  mantiveram  acesas em nós esse modus vivendi que hoje nos identifica e nos individualiza perante a sociedade. Foram as estórias que escreveram, as músicas que compuseram e interpretaram, os versos que criaram. É tudo isso que nos ajuda a continuar sendo o que somos.

Porque muito devemos aos promotores da cultura, decidimos falar sobre eles neste programa radiofónico.

Deveria começar por falar daquele que, entre nós, foi o maior: Eugénio Tavares.Porém, falaremos sobre ele mais tarde. Hoje vamos falar dum grande arauto da cultura cabo-verdiana que nos enche de orgulho e admiração pelo muito que tem feito e continua a fazer em prol da nossa cultura.
Trata-se  dum grande amigo, a quem o destino fez com que deixasse o torrão natal, quando ainda jovem, mas que, apesar de tudo, nunca esqueceu a terra que o viu nascer a qual sempre a teve no coração e sempre exaltou e cantou nos seus versos e não só. Trata-se do grande filho de Nossa Senhora do Monte, Artur Vieira.

Artur, poeta, escritor, jornalista, contista, dramaturgo, nasceu no lugar das Laranjeiras, na freguesia de Nossa Senhora do Monte, na ilha Brava a 21 de Maio de 1932. Completou a instrução primária na terra natal. Oriundo de família humilde, teve que partir, como dissemos anteriormente, ainda jovem, para Angola, permanecendo ali durante um ano. Regressou depois para Cabo Verde, e mais tarde, emigrou para o Brasil, fixando residência em Vitória, Estado do Espírito Santo, onde ainda hoje vive com a sua esposa e filhos.

No Brasil, cursou Contabilidade, Administração de Empresas, Jornalismo, e Ciências Económicas. Hoje ele é membro efetivo de Academia Internacional de Letras, ocupando a cadeira no. 47, patronímica, Eugénio Tavares. Foi no Brasil que produziu a maior parte  da vasta criação literária. Escreveu tanto em crioulo como em português. Participou em vários eventos literários, colaborou em revistas e jornais no Brasil, Europa, Cabo Verde e E.U.A. Foi um dos fundadores e assíduo colaborador da revista Morabeza - Divulgação Internacional da Arte e Cultura Cabo-verdiana, composta e  editada no Brasil sob a orientação do grande escritor cabo-verdiano, Luis Romano. Foi também colaborador das revistas:  O Repique do Sino, Nôs Vida e Farol.

Entre as obras dele podemos mencionar: Matilde - Viagem do Destino (Drama de cunho épico, no qual põe em cena o trágico e o fatídico  desaparecimento do navio Matilde na sua última viagem a caminho da América), Ninho da Saudade(Poesias), Galafo (Drama), Um Note na Djabraba (Teatro), Raízes deEmoções (Poesias), Descobrimento da Brasilândia (Comédia), Sampadjuda(Comédia), Jangada de Poemas (Poesias), Balaio de Cicatrizes (Poesias).

Escreveu também temas religiosos como O Colportor, Natal, O Filho Pródigo, Nasce Jesus, Dia das Mães, A Mensagem Adventista em Cabo Verde, O Calvário e Degraus de Fé, Os Pródigos.

Constam ainda, de Artur Vieira, produções de sua autoria nos livros Odisseia Crioula, Across the Atlantic, Corcel Negro, No Reino de Caliban, entre outros.

Foi Diretor do Centro Intercontinental Português, e um dos fundadores da Associação Cabo-Verdiana, no Rio de Janeiro.

Recentemente publicou uma peça de Teatro sobre a vida de Eugénio Tavares, intitulado: “Eugénio Tavares- Palco de Dor e Amor”.

Neste momento está escrevendo a vida do grande mestre que foi José Gomes da Graça (Djedjinho).

Está planeado, para no verão, ser lançado nos Estados Unidos da América do Norte o seu último trabalho publicado: “A Vida o Melhor Poema”.

Depois de escutarmos todas estas realizações não nos resta outra coisa que reconhecer e agradecer o enorme contributo de Artur Vieira à cultura cabo-verdiana e, em particular, à cultura bravense. Na próxima falaremos doutros irmãos nossos que muito nos deixam orgulhosos pela sua participação na nossa vida.


Benvindo Leitão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...