Já vai em 100 o número de
inscritos nas audições em que será escolhido um jovem músico cabo-verdiano que
ganhará uma bolsa de estudos para aquela que é considerada a maior escola de
independente de música do mundo, Berklee College of Music. O número de inscritos
previamente estipulado para os 50 duplicou, criando assim mais concorrência nas
audições que decorrem este fim-de-semana, 12 e 13, no Centro Cultural
Português.
Ron Savage, responsável pelas audições avisa que o jovem escolhido
terá que estar bem preparado, ter uma mente aberta e disponível para aprender a
ler, compor e gravar a música e ser capaz de tocar Jazz, Clássico, R&B e
Rap.
Ron Savage, representante da universidade nesta missão, descreve com uma palavra o espírito da escola: Intenso. "O jovem que será seleccionado nestas audições tem que estar preparado. Terá que perceber da leitura musical e tem que ter uma mente aberta, porque que tem que conhecer os fundamentos da teoria musical. Terá que perceber várias aspectos da música como escrever, ler, gravar e tocar vários tipos da música desde Jazz, Classico, R&B, Rap, entre tantos mais", avisa.
Ron Savage afiança que para o ano a ideia é ficar por cerca de uma semana e administrar formações e workshops de modo a poder criar bases para se atribuir mais bolsas de estudo para a Berklee College.
O baterista fala de alguns nome da música cabo-verdiana e não deixa de apontar a Nancy Vieira como o a sua preferida: “Ouvir a Nancy faz-me querer tocar a acompanhá-la, ela é magnifica". Savage diz-se deslumbrado com a qualidade dos artistas cabo-verdianos mas não surpreso porque já tinha estado em contacto com a nossa comunidade em Boston.
Savage apresentou-se com a banda The Ron Savage Trio no palco da Assembleia Nacional esta quinta-feira, na noite de abertura do Kriol Jazz Festival (KJF), numa actuação que, como era de esperar, dignificou largamente o evento, junto a um público que aplaudiu incrivelmente. “Estamos aqui para colaborar com os músicos locais, aprender com eles e ensiná-los aquilo que ensinamos na Berklee College of Music”, afiançou abertamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário