Pesquisa/encontre neste blog...

Festa de São Filipe ao rubro

São Filipe: Ritmos diferentes no terceiro dia do festival no Presídio
As primeiras vibrações que fizeram mexer o público vieram com a cantora Fatu Djakité, que se apresentou pela primeira vez a solo. Depois a festa seguiu com Djodje, que trouxe um ritmo dançante. Ainda houve tempo para o artista interpretar algumas das canções mais conhecidas do seu reportório. Mas foi o grupo Ferro & Gaita que cumpriu a missão de fazer o público vibrar ainda mais ao ritmo do funaná.
Com a subida ao palco do Zé Delgado, o povo também gritou, pulou e deliciou-se, pouco se importando se era hip hop, zouk, funana, coladeira, morna ou batuque: o importante era curtir na paz de Deus.

O festival encerrou com Don Kikas. O artista angolano, uma das actuações mais esperadas, fez o público vibrar até ao raiar do sol com música para todos os gostos. O certame decorreu sob o signo das grandes emoções, tranquilidade, paz e muita alegria.
A noite de hoje promete também muita vibração. É a vez do trio foguense Júlio Correia, Braz de Andrade e Amadeu. Tó Alves, Jorge Sena, Djennifer Dias, Zé Espanhol, Ligemea Djan Bira Fino e Jorge Neto também subiram ao palco do Presídio.

Festa rija na Casa das Bandeiras em São Filipe


Festa rija na Casa das Bandeiras em São FilipeO pilão constitui um dos pontos importantes da festa. À volta de um pilão, onde estão três mulheres a pilar o milho num ritmo cadenciado, ficam vários outros intervenientes que compõem o corpo de uma verdadeira orquestra de percussão.
Na festa do dia da bandeira de Nhô S.Filipe, o ponto alto da festa acontece no dia 30, com a matança de animais logo ao amanhecer e fogos de artifício à meia-noite para anunciar o grande dia com o almoço tradicional "Xeren ku bode” na Casa das Bandeiras, o almoço dos Cavaleiros.
Juntam-se à festa outras inovações que, de ano para ano, atraem a atenção de centenas de emigrantes, muitos turistas e cabo-verdianos de todos os cantos do país e da diáspora, fazendo da bela, limpa e sui generis cidade de São Filipe, um dos maiores palcos de animação cultural e desportiva do país.

A Semana online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...