São Filipe: Ritmos diferentes no terceiro dia do festival no Presídio
As primeiras vibrações que fizeram mexer o público vieram com a cantora Fatu Djakité, que se apresentou pela primeira vez a solo. Depois a festa seguiu com Djodje, que trouxe um ritmo dançante. Ainda houve tempo para o artista interpretar algumas das canções mais conhecidas do seu reportório. Mas foi o grupo Ferro & Gaita que cumpriu a missão de fazer o público vibrar ainda mais ao ritmo do funaná.
Com a subida ao palco do Zé Delgado, o povo também gritou, pulou e deliciou-se, pouco se importando se era hip hop, zouk, funana, coladeira, morna ou batuque: o importante era curtir na paz de Deus.
O festival encerrou com Don Kikas. O artista angolano, uma das actuações mais esperadas, fez o público vibrar até ao raiar do sol com música para todos os gostos. O certame decorreu sob o signo das grandes emoções, tranquilidade, paz e muita alegria.
A noite de hoje promete também muita vibração. É a vez do trio foguense Júlio Correia, Braz de Andrade e Amadeu. Tó Alves, Jorge Sena, Djennifer Dias, Zé Espanhol, Ligemea Djan Bira Fino e Jorge Neto também subiram ao palco do Presídio.
Festa rija na Casa das Bandeiras em São Filipe
O pilão constitui um dos pontos importantes da festa. À volta de um pilão, onde estão três mulheres a pilar o milho num ritmo cadenciado, ficam vários outros intervenientes que compõem o corpo de uma verdadeira orquestra de percussão.
Na festa do dia da bandeira de Nhô S.Filipe, o ponto alto da festa acontece no dia 30, com a matança de animais logo ao amanhecer e fogos de artifício à meia-noite para anunciar o grande dia com o almoço tradicional "Xeren ku bode” na Casa das Bandeiras, o almoço dos Cavaleiros.
Juntam-se à festa outras inovações que, de ano para ano, atraem a atenção de centenas de emigrantes, muitos turistas e cabo-verdianos de todos os cantos do país e da diáspora, fazendo da bela, limpa e sui generis cidade de São Filipe, um dos maiores palcos de animação cultural e desportiva do país.
A Semana online
A Semana online
Nenhum comentário:
Postar um comentário