Pesquisa/encontre neste blog...

Recordando IVO PIRES - Um Exímio Violinista

Foto recolhido do Jornal The Boston Globe, friday, May 19, 2000
O bravense chegou a reparar o violoncello do músico Yo-Yo Ma, conhecido como o maior violoncelista do mundo.

Yo-Yo Ma, o famoso violoncelista

O violinista e fabricante de instrumentos, Ivo Pires, morreu em 22 de Março de 2009, num hospital em Boston, vítima de ataque cardíaco.
Nasceu na localidade de Chã de Sousa, Freguesia de Nossa Senhora do Monte, Ilha Brava e de lá seguiu para os Estados Unidos com 24 anos de idade, fixando-se em Nova Inglaterra (New England).
Ele carregou consigo a fama de ser um extraordinário executante do violino e, na América, continuou a animar festas e eventos.

Ivo Pires e seu filho Roosevelt a reparar um viola baixo
em Boston


Este bravense de gema foi um intérprete de quase todos os géneros da música cabo-verdiana, como morna e coladera; e de ritmos universais dos quais destacamos mazurcas, Fox trots, salsa e merengue. Ele se preocupou ainda com a formação de novas gerações.

Ivo tinha criado seu primeiro cavaquinho (Ukulele ) aos oito anos, isto na sua ilha natal e, depois, nos Estados Unidos, Pires trabalhou durante vários anos para a firma Carl Fischer, em Boston, onde se destacou como um talentoso reparador de instrumentos musicais.

Mais tarde, foi contratado pela empresa Boston String Instruments, propriedade de Melvin Peabody, para quem trabalhou por mais de 30 anos. Com a morte do dono, Ivo Pires adquiriu a unidade que explorou durante seis anos, até ser obrigado a reformar-se devido a problemas de saúde. O filho, Roosevelt Pires, herdou do pai a arte de fabricar instrumentos musicais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...