Pesquisa/encontre neste blog...

Dia dos Heróis Nacionais

20 de Janeiro, dia dos Heróis Nacionais: o legado de Cabral, 41 anos depois




Data da morte de Cabral, um pouco por todo o país, o Dia dos Heróis Nacionais é celebrado em homenagem aos combatentes da luta da libertação nacional e uma justa homenagem ao que é considerado por todos como o pai da nacionalidade, Amílcar Cabral.

A data reveste-se de grande simbolismo por recordar um dos mais carismáticos líderes africanos das lutas pela emancipação dos seus povos.
Cabral, que profetizara o seu proprio fim às mãos dos seus homens, foi assassinado, na Guiné-Conakry, por elementos do próprio PAIGC, a 20 de Janeiro de 1973.

O Ministério da Educação já havia decretado a todas as delegações a semana de 14 a 18 como Semena de Cabral e um justo tributo, também, a Nelson Mandela, duas grandes figuras e símbolo de liberdade para todo o continente africano.

Foi assim que todas as escolas do ensino básico e secundário marcaram a semana com atividades, desde palestras, publicação de jornais de parede, mensagens, poesias e atividades desportivas.

Para alem das atividades nas escolas em homenagem a Cabral, outras vão surgindo marcando a data.

A fundação Amílcar Cabral lança amanhã em São Vicente o livro "Pensar para Melhor Agir I". Uma compilação das intervenções de Amílcar Cabral no Seminário de Quadros realizado em Conakry, de 19 a 24 de Novembro de 1969. 

Grande parte dos textos são agora dados à estampa pela primeira vez. O Seminário de Quadros teve lugar num importante momento de viragem da luta de libertação nacional da Guiné-Bissau e Cabo Verde. As intervenções transcritas revelam uma extraordinária capacidade de análise e de conceptualização estratégica que produziram as orientações fundamentais para a derrota do colonialismo português nessas colónias.

A apresentação da obra estará a cargo de Manuel Brito Semedo, vice-reitor da Universidade de Cabo Verde.


Para alem do lançamento do livro haverá um sessão solene de homenagem ao combatente e ex-Presidente da República, Comandante Pedro Pires

Uma "Marcha do Povo" e um almoço consentido pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves aos combatentes da liberdade da Praia, marcam o dia na Capital. A par disso vai se realizar uma manifestação dos trabalhadores promovida pela UNTC-CS, sindicato dos trabalhadores.

Por cá, não se vislumbra quaisquer indícios de que a autarquia local pretenderá fazer alguma coisa que pudesse assinalar o dia, o que é sobejamente inaceitável a indiferença a um marco tão significativo para a Nação. 



... com SAMUEL, VAVÁ E TÓ e o conjunto "NOS MANERA"



 Samuel Santiago, Olavo Rodrigues (Vavá) e Tó são as vozes que atuarão nas noites de sexta feira e sábado no Restaurante e Bar "Luanda" e no "Poeta", respetivamente, acompanhado do conjunto "Nos Manera". 

O grupo tem atuado nestes restaurantes todos os fins de semana, cada vez mais com uma variedade de canções,enchendo de entusiasmo o público. 







O convite é extensivo a todo o público a um momento único neste fim de semana, sexta feira, 17, e sábado, 18.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...