Exposição “O tempo da língua” e lançamento do selo comemorativo dos 800 anos da língua portuguesa são algumas das actividades para assinalar, na Cidade da Praia, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.
No dia 5 de Maio, igualmente conhecido como Dia da Cultura Lusófona, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) procura desenvolver actividades que promovem a língua portuguesa e a cultura lusófona pelo mundo.
Do programa comemorativo na Cidade da Praia, a decorrer no Centro Cultural Português, a partir das 14:00, consta ainda uma sessão informativa intitulada “Língua e Mudança” sobre a nova norma ortográfica, organizada pelo Centro de Língua Portuguesa em colaboração com a Universidade de Cabo Verde.
Previstos estão ainda um momento de poesia, organizado pela Academia Cabo-verdiana de Letras, e o encerramento musical com participação de Amílcar Baptista (voz, piano e violão).
Em 2005, ficou decidido em Luanda, Angola, que o dia 5 de Maio seria o Dia da Língua Portuguesa, mas a data só foi oficializada em Junho de 2009 em Cabo Verde, quando os países que pertencem à Comunidade se reuniram e chegaram a acordo no XIV Conselho de Ministros da CPLP.
O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é celebrado nos oito países membros da comunidade lusófona: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Actualmente, a língua portuguesa é considerada a sexta língua mais falada no mundo, destacando-se internacionalmente não apenas no âmbito cultural e político, mas também económico.
Fonte: Inforpress
Nenhum comentário:
Postar um comentário