Pesquisa/encontre neste blog...

Informação Dez13

Festas de Fim de Ano na Djabraba



Nova Sintra, 26 Dez

Embora o povo vem dizendo que "fim di anu dja caba na Brava", levando em consideração os testemunhos vivos das festividades do passado (prova disso são as fotografias que ainda são conservadas por muitas famílias, como demonstra esta foto, em baixo)  este ano desponta cinco grupos oficiais, nas principais localidades da Brava. Menção ao velho ditado: "Foram-se os tempos, foram-se as vontades." (grifo nosso).

Vitoria (Tome Barraz), Grupo Cretcheu (Nossa Senhora do Monte), Tradição (Mato), Jovens Unidos (Lem) e os Amigos (Furna), são os grupos que vao "brincar" fim do ano e Reis, enquanto nem se ouve falar mais dos "Triunfadores", "Águias Mistas", "Ultima Hora", "Mocidade", "Beira Mar", "Lingua di Mundo", grupos que marcaram uma época na ilha.

As salas já começam a ser "enfeitadas" e de acordo com um dos elementos do grupo "Jovens Unidos", não se espera o mesmo fulgor de outros anos, tendo em conta a situação por que passa o mundo.
  

Lembrar fins do ano de outrora

Estas festas começam a ser preparadas a partir do primeiro Domingo de Dezembro e acabam no dia 6, dia dos reis. As pessoas organizam-se em grupos que se rivalizam pelo grau de organização e animação. Cada grupo tem um nome próprio. Actualmente existem os seguintes grupos: "Ultima hora", Águias Mistas", "Lingua de Mundo "Beira-Mar","Mocidade" "Triunfador", etc.

Cada grupo compõe a sua marcha que é ensaiada durante o mês de Dezembro o que lhes proporciona momentos de divertimento. No dia de Natal, à tarde, faz-se o último ensaio e aí se recolhem as quotizações para a realização dos bailes de Ano Novo e de Reis. À noite, pelas 19H30, os grupos saiem pelas ruas para se apresentarem ao público.

Esta apresentação contém em si um espírito de disputa muito grande. Ai cada grupo tenta conquistar adeptos pela qualidade da marcha e pela exibição das suas damas: "Badju é dama". Os que oferecem damas mais novas e bonitas terá certamente mais adesão.

A seguir ao Natal começa-se a preparação para o baile de 31 de Dezembro.

Cada grupo tem a sua sala, o seu grupo musical e as suas damas. De duas em duas horas, os grupos trocam de sala, isto é, os cavalheiros de uma sala, acompanhados da música, vão para outra sala. As damas nunca saem donde estão.

No dia 1° de Janeiro, á tarde, faz-se o que antigamente chamava-se merenda onde se serviam xerém na capa, milho verde, fava, arroz com fava e coxido.

Actualmente há uma tendência para se realizar bailes que se prolongam até o dia seguinte, em que também há baile, à noite. No dia 5 de Janeiro faz-se como na noite de 31 de Dezembro, para no dia 6 as pessoas amanhecerem nas ruas a darem as Boas Festas .
Fonte: Bravanews


Natal no Restaurante "Luanda", hoje


No intuito de proporcionar ao público bravense mais um momento de convívio nesta quadra natalícia, o Restaurante "Luanda" já nos habituou a saraus musicais com o grupo "Nôs Manera" e, desta feita, uma noite musical, hoje, a partir das 18:00 horas, no mesmo local, com os nossos cantores e artistas locais.

Vão atuar Rosa Borges,Olavo Rodrigues, Samuel Santiago e Tó (uma voz que se desponta). 














Lançamento do livro "Magistratura de Influência"


Nova Sintra, 25/12/13

A Presidência da República acaba de lançar o livro "Magistratura de Influência" esta segunda feira, 23/12/13, no salão nobre da Câmara Municipal de São Vicente. 

O livro é uma compilação dos vários discursos proferidos por Jorge Carlos Fonseca, desde a sua tomada de posse, como Chefe de Estado, a 9 de Setembro de 2011, até Agosto deste ano. 
A obra é dividida em dois volumes, sendo o primeiro intitulado "Magistratura de influência: o reforço do Poder Local" e o segundo versa sobre "Magistratura de influência: o reforço da coesão social". 

João Branco, diretor artístico no Instituto Camões - Centro Cultural Português/Pólo do Mindelo, e Ludgero Correia.

Aguardamos que o lançamento deste livro dos discursos do Presidente da República venha a ocorrer na Brava num futuro não muito distante. 



SS

 

Rosa Borges, o cabeça-de-cartaz no "Luanda"




          O que se especulava veio a acontecer realmente durante a noite de ontem, 21, no Restaurante "Luanda". Rosa Borges atuou com o seu repertório musical, acompanhado da Banda "Nôs Manera" no seu estilo próprio. 

           Estava na forja uma surpresa pela dona do restaurante: um bolo de aniversário para a estudante e cantora que na passada quinta-feira complera vinte e seis anos. 

           Além de Rosa, atuaram também Samuel Santiago e Tó Andrade com música variada.
          Eva Santos, vinda dos Estados Unidos, quisera também dar o ar da sua graça com a morna "Força de Cretcheu". 

           Mas a dona da noite musical era a Rosa.
           O musical estendeu-se até a hora regulamentar do fecho, ou seja às duas horas da madrugada, mas viria a ter continuidade no dia seguinte, em Mato Grande na casa de Frank de Lu, do meio dia até por volta das sete horas da noite.

           Para a noite de hoje, domingo, dia 22, Rosa Borges irá com a banda atuar no "Pedra Bica" até meia-noite.

SS

"Irmãos Unidos de Baleia" em Cova de Joana

Nova Sintra, 20/12/13


             Neste sábado, 21 de Dezembro, o grupo "Irmãos Unidos de Baleia" atuará em Cova de Joana, mais concretamente no Snack Bar do emigrante Olavo. Será uma noite de dança ao toque de músicas tradicionais a que sempre nos habituou o grupo.

             De salientar que este grupo é composto de seis irmãos, cada um com um instrumento de corda. Aliás, os instrumentos utilizados são todos cordofones, com exceção de reco-reco, também usado pelo grupo. Os instrumentos de corda utilizados são violino, violão, cavaquinho, viola de doze cordas.


 

Grupo "Nôs Manera" em certames musicais


Nova Sintra, 19/12/13


          Todos os fins-de-semana, quer no Restaurante "O Poeta" quer no "Luanda" ou no "Castelo", o grupo "Nôs Manera" vem atuando com música variada, do repertório nacional, mas, incluindo, também, uma grande diversidade de repertórios atualmente muito badalados por todo o País. 

          Constituído atualmente pelos seguintes elementos: Tó (vocalista), Zé (guitarra semi-acústico), Toizinho (guitarra semi-acústico), Pepé (guitarra-baixo), se juntou ao grupo Samuel Santiago, professor do Ensino Básico, atualmente exercendo a coordenação pedagógica da Expressão Musical, que tem colaborado vocalmente mas, também, com a introdução de um novo instrumento musical - o acordeão, também chamado de gaita e sanfona, esta última designação no Brasil; um instrumento da família dos aerofones, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira. 
Cada vez mais o grupo é solicitado para esses tipos de certames, normalmente nos estabelecimentos de restauração existentes na Ilha Brava e cada vez mais atraindo a admiração do público que tem acudido a esses lugares, para a satisfação dos donos desses estabelecimentos, principalmente nessa quadra festiva. 

O grupo tem contado também com uma voz feminina, Rosa Borges (a rapariga da foto) que, por razões que se prendem com os estudos, neste momento encontra-se na cidade da Praia a fazer a sua formação superior. Mas, ao que tudo indica, Rosa Borges, essa voz que tem encantado o público bravense, poderá regressar da Praia, aproveitando-se desse período de férias natalícias, para, conciliar entre passar o Natal com a família e fazer uma atuação no Restaurante "Luanda", sita em Cruz Grande. Se se confirmar esta informação veiculada, este sábado, dia 21 de dezembro, com certeza, será um momento musical deveras empolgante, uma noite muito especial. 

Ainda, com o grupo "Nos Manera", prevê-se para amanhã, sexta-feira, dia 20 de dezembro, uma tocatina num jantar organizado pelos serviços da Telecom sediados no Concelho, no Restaurante "Luanda". 

ARRANQUE DAS AULAS DE VIOLÃO


Arrancou ontem, segunda feira, dia 9, aulas de violão na Escola Senna Barcelos, na Cidade de Nova Sintra, com a presença de sete formandos, esperando vir a aumentar nos próximos dias.
As aulas iniciaram-se às 6 da tarde e se prolongoram até aproximadamente 7:15, tendo sido apresentados os seguintes temas: História do violão, partes constituintes do violão, as notas musicais, as cordas e as notas correspondentes, noções do sistema de cifragem.
Ficou para a próxima quinta-feira a aula nº 2 onde se fará a revisão dos temas anteriores, com destaque às notas musicais, cordas e as notas correspondentes e noções do sistema de cifragem e, como temas de estudo, falaremos dos bordôes e das primas, tons e semitons na escala diatónica e a descoberta das notas musicais nas cordas primas - exercícios práticos.

Contamos sempre atualizar asinformações referente a esta matéria. 
Para mais informações, clique na página: http://bravartecultura.blogspot.com/2013/11/home.html, onde ficará a par de detalhes referente à Música.


SS


Grupo teatral "Os trapalhões de Baleia" no Mato

O Grupo teatral "Os trapalhões" da localidade de Baleia atuaram na Casa de Nha Santana na localidade do Mato, sábado passado, dia 7.

Auditório Municipal "Emigranti" na RNSALAS


O Auditório Municipal "Emigranti" acaba de entrar na RNSALAS, Rede Nacional de Salas, uma das grandes novidades que marca o mandato do Ministro da Cultura, Mário Lúcio. 

A eleição da Brava à Capital da Cultura já começa a dar os seus primeiros frutos e espera-se até 2015 acontecer grandes realizações no domínio cultural.


A RNSALAS inclui dois tipos de redes, que será uma espécie de rota para a divulgação de variados bens culturais, como a música, a dança, o teatro, o artesanato, as artes plásticas e a literatura: Rede On tour, constituída pelas salas pertencentes aos centros culturais e cine-teatros dos municípios, associações culturais e privados; Rede de Salas de Ensaio que abarca salas de ensaio ou outros espaços informais, geridos pelas autarquias, paróquias e grupos culturais.






Na quinta-feira passada, no final do primeiro dia do Fórum Nacional para o Desenvolvimento da Ilha Brava, O Ministro da Cultura, acompanhado do Director da RNSALAS, Mano Preto, reuniu-se com os artistas locais para apresentar as propostas do Ministério da Cultura nos próximos dias, entre as quais a ideia de criação de Conservatório Cultural e a participação na ame, Atlantic Music Expo Cabo Verde, a primeira feira de música transatlântica, cujo prazo de inscrição vai até o dia 6 de Janeiro. Segundo o Ministro, os potenciais interessados deverão se inscrever acompanhado de uma gravação em mp3, contando para isso, do apoio de um técnico que virá, caso se mostrar necessário, a pedido dos interessados, para a gravação.

De salientar que a Rede começou a funcionar, a título experimental, em Setembro e, durante a comemoração do Dia Nacional da Cultura, em 18 de Outubro, nesta Ilha, entre as cerimónias de nomeação da Brava como Capital da Cultural e Nova Sintra como património nacional, foi inaugurado a RNSALAS no Auditório Municipal. 


SS


Primeira aula de violão esta segunda, 9 de Dezembro

domingo, 8Dez13

Fique por dentro da música


Inicia-se com o professor Samuel Santiago, esta segunda, 9 de Dezembro, a partir das 6 horas da tarde, na Escola Senna Barcelos, a primeira aula de violão para jovens e adultos inscritos ou ainda não inscritos. 
É de extrema importância que todos os que desejam aprender esse importamte instrumento, muito popular entre nós, hoje em dia, aproveitem esta oportunidade única na vida do bravenses. 


A primeira aula incidir-se-á no conhecimento do instrumento, do ponto de vista do seu historial e dos seus constituintes (digamos o hardware do violão). A partir daí iniciar-se-á um ciclo de aprendizagens que levam ao aprendiz ao conhecimento de como funciona o violão até as cordas, através das quais, se produz o som. 

Tudo isso constitui passos significativos e indispensáveis para o fim em vista que é: aprender os primeiros acordes que levam o aprendiz a tocar músicas no violão, possível nessas 30 aulas previstas. 

Espera-se uma adesão de todos os interessados!!!!

SS


Escola Senna Barcelos realiza actividade denominada "Lembra Tempo"

Nova Sintra, 04/DEZ/2013

A Escola Sena Barcelos, enquadrado no Plano de Actividades do Pólo Educativo Nº I, definiu como uma das prioridades a realização de atividades recreativas, culturais e gastronómica, aberta a toda a comunidade.
É nesse âmbito que vai levar avante uma noite denominada “Lembra Tempo” onde serão trazidas imagens, vídeos, gastronomia, música e outras ações, que visam trazer à memória alguns anos passados da vivência da Ilha Brava.
A realização deste evento acontece na próxima sexta-feira, a partir das 18h00 da tarde na Escola Sena Barcelos (Scolona) e conta com os músicos locais.

SS

Grupo "Irmãos Unidos" na finalíssima de Sete Sóis Sete Luas

Nova Sintra, 04Dez13
O Grupo musical "Irmãos Unidos" é vencedor do concurso "Festival Sete Sóis Sete Luas" ocorrido no dia 5 de Novembro, na sua XXI edição, nesta Ilha.
De entre os três grupos concorrentes, Nôs Tradição, Duo Ìndigo e Irmãos Unidos, este passou na frente graças sobretudo ao repertório que soube escolher.
A molde dos anos anteriores, a finalíssima decorrerá na Ilha do Fogo, no mês de Maio, por ocasião das festividades de São Filipe, em que vão participar grupos de outras regiões do País, igualmente concorrentes, tais como do Tarrafal de Santiago, de Santo Antão e do Fogo.
De acordo com o representante do Grupo, Alfredo Gomes, há um tempo disponível para o Grupo se preparar cada vez melhor e fazer face às exigências do concurso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...