Aulas de violão
- História do violão;
- Partes constituintes do violão
- As notas musicais, as cordas e as notas correspondentes;
- Sistema de cigragem: noções.
História do violão
- Instrumento que teve origem no final do século XV e originário de dois instrumentos: o alaúde e a vihuela (instrumentos de corda muito utilizados na época, por toda a Europa).
- A atual forma de guitarra, conhecido por violão, foi determinada em meados do século XIX, cujo nome original é guitarra espanhola ou guitarra clássica.
- Chama-se violão a guitarra acústica. A guitarra é comumente designada de guitarra eléctrica.
O alaúde |
Partes constituintes do violão
Legenda:
1. tampo 2. rastilho 3. cavalete 4. boca | 5. braço ou pescoço 6. traste 7. casa 8. pestana | 9. tarrachas ou carrilhões 10. cabeça ou mão 11. fundo 12. corpo ou caixa de ressonância 13. trônculo |
As notas musicais, as cordas e as notas correspondentes;
As notas musicais são sete: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.
As cordas do violão contam-se de baixo para cima e estão assim definidas:
As primas | Os bordões |
1ª corda – mi 2ª corda – si 3ª corda – sol | 4ª corda – ré 5ª corda – lá 6ª corda – mi |
Sistema de cifragem (as cifras)
O sistema de cifras é uma simbologia universal utilizada para representar as notas e os acordes.
Neste sistema o nome das sete notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) é associado às sete primeiras letras do alfabeto, como se apresentam, arespetivamente: C - D - E - F - G - A - B.
Resumindo:
As cordas do violão, como apresentamos acima, cifradas ficam:
Concluindo: Para as notas naturais, as cifras correspondem às primeiras sete letras do alfabeto maísculas.
Mas, as notas sofrem os chamados acidentes ou alterações, consoante se posicionam numa determinada escala. É o caso de sustenidos e bemóis, acordes maiores e menores, as dissonantes.
Assim, à letra pode-se juntar um número, uma letra minúscula, etc.
Por exemplo:
A - Lá maior; Am - Lá menor; A7 - Lá com sétima; Ab - Lá bemol; A# - Lá sustenido; C6 - Dó com sexta; E9 - Mi com nona; G#m - Sol sustenido menor; Baum7 - Si aumentado com sétima; Ddim7 - Ré diminuta com sétima, etc.
Como é sabido, as notas musicais são sete: C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá) e B (si).
A distância entre as notas dá-se o nome de intervalo. Um intervalo entre as notas podem ser tom ou semitom.
À sucessão de 8 sons conjuntos, composto por 5 tons e 2 semitons dámos o nome de escala diatónica.
Observemos as teclas de um piano:
São notas naturais as notas C,D,E,F,G,A,B por não possuírem acidentes. Ou seja, não são nem sustenidos (#) e nem bemóis (b). No piano, elas constituem as teclas brancas. Logo, as teclas pretas correspondem às notas com acidentes, ou seja, dó# ou ré b, ré# ou mi b, fá# ou sol b, sol# ou lá b, lá# ou si b.
Pode-se observar que nas teclas do piano que entre dó e ré há uma tecla preta que corresponde a dó# ou ré b. O mesmo se verifica entre ré e mi, entre fá e sol, entre sol e lá e entre lá e si.
O mesmo não se verifica entre mi e fá e entre si e dó. Ou seja, entre essas notas não há tecla preta.
A menor distância entre as notas chama-se semitom. Então, entre dó e ré a distância é de 1 tom. Mas entre mi e fá a distância é de semitom (meiotom).
Recordando o conceito de escala e tomando como referência a escala de dó, constituída só por notas naturais (C, D, E, F, G, A e B) e com a repetição da primeira nota, temos 5 tons e 2 semitons, nesta sequência TTstTTTst, sendo T, tom, e st, semitom.
Como base nesta regra, forma-se as outras escalas.
Cada nota numa escala diatónica recebe o nome de grau, como se pode ver no exemplo abaixo:
Conheça a tabela das 12 escalas diatónicas
Tabela de Campos Harmônicos Maiores
Fórmula I M II m III m IV M V M VI m VII m(5b)
Tom C - Am C Dm Em F G Am Bm(5b)
Tom C# - A#m C# D#m Fm F# G# A#m Cm(5b)
Tom D - Bm D Em F#m G A Bm C#m(5b)
Tom D# - Cm D# Fm Gm G# A# Cm Dm(5b)
Tom E - C#m E F#m G#m A B C#m D#m(5b)
Tom F - Dm F Gm Am A# C Dm Em(5b)
Tom F# - D#m F# G#m A#m B C# D#m Fm(5b)
Tom G - Em G Am Bm C D Em F#m(5b)
Tom G# - Fm G# A#m Cm C# D# Fm Gm(5b)
Tom A - F#m A Bm C#m D E F#m G#m(5b)
Tom A# - Gm A# Cm Dm D# F Gm Am(5b)
Tom B - G#m B C#m D#m E F# G#m A#m(5b)
A distância entre as notas dá-se o nome de intervalo. Um intervalo entre as notas podem ser tom ou semitom.
À sucessão de 8 sons conjuntos, composto por 5 tons e 2 semitons dámos o nome de escala diatónica.
Observemos as teclas de um piano:
Pode-se observar que nas teclas do piano que entre dó e ré há uma tecla preta que corresponde a dó# ou ré b. O mesmo se verifica entre ré e mi, entre fá e sol, entre sol e lá e entre lá e si.
O mesmo não se verifica entre mi e fá e entre si e dó. Ou seja, entre essas notas não há tecla preta.
A menor distância entre as notas chama-se semitom. Então, entre dó e ré a distância é de 1 tom. Mas entre mi e fá a distância é de semitom (meiotom).
Recordando o conceito de escala e tomando como referência a escala de dó, constituída só por notas naturais (C, D, E, F, G, A e B) e com a repetição da primeira nota, temos 5 tons e 2 semitons, nesta sequência TTstTTTst, sendo T, tom, e st, semitom.
Como base nesta regra, forma-se as outras escalas.
Cada nota numa escala diatónica recebe o nome de grau, como se pode ver no exemplo abaixo:
Tabela de Campos Harmônicos Maiores
Fórmula I M II m III m IV M V M VI m VII m(5b)
Tom C - Am C Dm Em F G Am Bm(5b)
Tom C# - A#m C# D#m Fm F# G# A#m Cm(5b)
Tom D - Bm D Em F#m G A Bm C#m(5b)
Tom D# - Cm D# Fm Gm G# A# Cm Dm(5b)
Tom E - C#m E F#m G#m A B C#m D#m(5b)
Tom F - Dm F Gm Am A# C Dm Em(5b)
Tom F# - D#m F# G#m A#m B C# D#m Fm(5b)
Tom G - Em G Am Bm C D Em F#m(5b)
Tom G# - Fm G# A#m Cm C# D# Fm Gm(5b)
Tom A - F#m A Bm C#m D E F#m G#m(5b)
Tom A# - Gm A# Cm Dm D# F Gm Am(5b)
Tom B - G#m B C#m D#m E F# G#m A#m(5b)
Muito obrigada Sam pelo seu trabalho de traduzir em português as cifras etc, ccontinuação de sucesso
ResponderExcluirAgradeço o teu comentário. Pode crer que faremos tudo para tornar este blog um grande espaço de partiha de conhecimentos. As aulas de música são uma grande necessidade para elevar o nosso performance musical na Ilha... Se as coisas continuarem como estão, perderemos o rumo de que sempre nos orgulhamos no passado - de uma ilha culturalmente rica e musicalmente dotada de valores artísticos...
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